terça-feira, 25 de novembro de 2008

Um teste à credibilidade do Bloco

A crer nos jornais, hoje à noite, o plenário de aderentes da concelhia de Lisboa do Bloco, vai retirar a confiança a Sá Fernandes, decisão que também teria sido já ratificada pela comissão política. A ser verdade, estamos perante um simulacro de democracia interna e de participação democrática dos militantes, na discussão e tomada de decisões colectivas, tão caras ao Bloco, nos discursos e nos documentos programáticos. Mas nada que me admire. Neste segundo mandato, depois do acordo de Lisboa assinado entre o Bloco e o PS, Sá Fernandes nunca teve a vida fácil dentro do Bloco. Sendo que as suas preocupações são e foram as de sempre: o melhor para a cidade. Sendo o que sempre foi. E com o acordo de Lisboa tudo fazer para honrar os seus pressupostos: ser o mais possível solidário na governação e envidar todos os esforços para cumprir os pontos inscritos no acordo. E sobre isso nada a dizer. Esses foram os seus compromissos com o Bloco e com os seus eleitores e tem cumprido. Tudo o resto são diferenças de opinião que deveriam ser naturais, entre o independente Sá Fernandes e um partido que o escolheu, pelo seu carácter, verticalidade e apego aos interesses de Lisboa e dos lisboetas. E que deveriam ser respeitadas de parte a parte.

O Bloco, não o soube compreender infelizmente e alguns dos seus dirigentes, através de mensagens subliminares na imprensa, foram dando a entender que se teria rendido aos encantos do poder, assim como não o protegeram dos ataques soezes de onde se esperava.

O Bloco tem o direito de não se rever em algumas posições de Sá Fernandes e nessa medida entender não o recandidatar a um próximo mandato. Mas se a decisão de logo à noite for as que os jornais pré-anunciam; a retirada de confiança, é uma ferida aberta e profunda na relação com muitos dos seus simpatizantes e militantes. E revela que o Bloco ainda está muito preso a condutas grupistas, sectárias e de pretensa superioridade moral.
blog comments powered by Disqus
 

Copyright 2009 All Rights Reserved Revolution Two Lifestyle theme | adquirido e adaptado por in coerências