sábado, 27 de dezembro de 2008

"Ó médico das almas diz-me em que combate combater"


Correspondendo a um convite aceitei colaborar com o blogue colectivo O Libertário, tendo hoje dado início à minha participação, com um post de apresentação. Embora o nome nos remeta para o anarquismo e a maioria dos seus elementos, creio, se identifiquem com o ideal anarquista, o blogue assume-se como um espaço de opinião livre e independente, com um objectivo central: denunciar e combater a globalização neo-liberal e o capitalismo selvagem e todas as formas de opressão e exploração, numa perspectiva da soberania popular.

Embora, por uma questão de simplificação, não há muito tempo, me tenha definido, como um anarca-comunista, (mesmo não conhecendo a raíz do nome e pressupostos ideológicos -que até considerei contraditórios) na verdade em termos ideológicos, não sou capaz, nem sequer estou interessado, de encontrar uma caracterização ideológica, para a minha forma de ver e estar em sociedade. A experiência da vida, ensinou-me a ser comedido nas apreciações e pragmático nas soluções; a medir as pessoas pelo que fazem, em concreto e menos ao que afirmam ser; a respeitar as opiniões e as divergências; a ser exigente e intransigente perante as injustiças, as desigualdade, o desrespeito e a indignidade com os direitos humanos. O meu ideal utópico seria, se fosse possível, cumprir o ideal marxista: "de cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades". A partir de agora, portanto, de vez em quando, vou postando umas coisas por aqui.
blog comments powered by Disqus
 

Copyright 2009 All Rights Reserved Revolution Two Lifestyle theme | adquirido e adaptado por in coerências