quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Declaração de Cavaco: mais achas para a fogueira

Cavaco Silva suspeita que estar a ser vigiado embora não o diga de forma clara. Ontem, na declaração ao país, lançou uma nova acha: a de que as comunicações informáticas a partir de Belém poderiam estar a ser interceptadas.

Quando afirma "onde está o crime de um assessor do Presidente da República desconfiar, sem nenhuma prova, que o primeiro-ministro anda a vigiar o chefe de Estado e decidir contar isso a um jornalista para ele publicar, entregando-lhe até alguma documentação", Cavaco Silva, por interposta pessoa, diz o que pensa: não tem provas mas desconfia de que está a ser vigiado pelo Governo.

Agora está aberta uma nova crise institucional:
a) Cavaco Silva não fechou o caso esclarecendo sem ambiguidades todos os seus contornos: a) se suspeita de estar a ser vigiado. b) se deu instruções a Fernando Lima para intervir junto da imprensa. c) porque "demitiu" Fernando Lima. d) porque permitiu a exploração eleitoral do caso, primeiro pelo PSD ao falar em asfixia democrática e depois ao PS "demitindo" Fernando Lima em plena campanha. Como deitou mais petróleo para o fogo ao referir-se às "vulnerabilidades" do sistema informatizado (o que é quase anedótico se não fosse trágico), deixando a ideia de intercepção dos seus e-mail's.
b) Sócrates deveria ter falado, em vez do seu braço direito ministro Silva Pereira, para colocar água na fervura não prolongado uma crise artificial.
c) também o PSD parece ter esquecido que já não estava em campanha e reacendeu o tema das escutas, na declaração após a comunicação de Cavaco Silva.

Adivinham-se tempos difíceis na "cooperação estratégica". Cavaco Silva esteve ao seu nível: ao nível de um Presidente sem jeito para estas coisas e ... perigoso. O PS e o PSD que tanto falam em sentido de Estado revelam-se afinal irresponsáveis e incompetentes quando toca a gerir dificuldades no relacionamento institucional.
blog comments powered by Disqus
 

Copyright 2009 All Rights Reserved Revolution Two Lifestyle theme | adquirido e adaptado por in coerências