quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Solidariedade com Aminetou Haidar

Aminetou Haidar foi impedida de entrar no seu país e deportada para Espanha porque no registo de entrada no aeroporto de El Ayoun, escreveu como sua residência o Sahara Ocidental em vez de Marrocos, como esperavam as autoridades marroquinas. Como é sabido o direito do povo do Sahara Ocidental (ocupado por Marrocos em 1974 com a retirada de Espanha), a decidir em referendo a sua auto-determinação é apoiado por resoluções das Nações Unidas que nunca foram cumpridas por Marrocos.

Impedida de entrar no seu país onde vive com os seus dois filhos, a mãe e um irmão, esta activista saarauí, já galardoada com vários prémios de defensora dos direitos humanos, está há 28 dias em greve de fome, "até às últimas consequências", correndo sérios riscos sério de vida. Diz ela que os seus filhos podem perder a Mãe mas não perdem a dignidade.

A indiferença da diplomacia europeia, particularmente a da Espanha e a intransigência de Marrocos em impedir que a activista se junte à sua família, está a colocar Aminetou Haidar às portas da morte. Por cá, por outro lado, o PS, PSD e CDS, recusam dar o seu voto de solidariedade. Criminosos, Cobardes, Cúmplices, Oportunistas, são palavras que nos convocam para manifestar solidariedade e repulsa, ao mesmo tempo.

Ler, carta aberta de Miguel Portas.

blog comments powered by Disqus
 

Copyright 2009 All Rights Reserved Revolution Two Lifestyle theme | adquirido e adaptado por in coerências